6 presentes para a humanidade deixados pelos vikings

1. Avanços na construção naval e na navegação
Uma das mais importantes inovações dos vikings foi seu modo de cruzar os mares. A ideia de longos barcos de madeira com casco raso e várias fileiras de remos deixava a construção mais leve, mais rápida e mais flexível. Além disso, eles possuíam ferramentas simples de navegação, como bússolas solares, que os permitia navegar grandes distâncias – tanto que estiveram em quatro continentes ao mesmo tempo, sendo considerados a primeira civilização global da História.

Formato do barco viking permitia grandes navegações
2. Língua
Ao travarem grandes confrontos com os ingleses por volta do ano 800 d.C., os vikings também conseguiram mesclar um pouco de sua cultura no Reino Unido. As línguas inglesa e nórdica foram as que melhor apresentaram uma miscigenação que permanece até os dias de hoje. Inúmeras palavras que foram exportadas para outros idiomas possuem origem nesse período de batalhas.

3. Dublin
A capital da Irlanda é um dos destinos preferidos dos brasileiros nos dias de hoje. E não teria como ser diferente: a cidade é uma fofurinha e bem receptiva. Mas você sabia que coube aos vikings criar o primeiro assentamento que deu origem ao que hoje é Dublin? A história, entretanto, foi um pouco cruel: no início, a cidade era um dos maiores mercados de escravos de toda a Europa. A dominação viking na região durou por 3 séculos, chegando ao fim no ano de 1014.

Representação de Dublin na época da sua conquista pelos irlandeses, em 1014
4. Esquis
Os primeiros esquis datam do ano de 8000 a.C., na Rússia, mas coube aos vikings o seu uso mais amplo – tanto que a palavra tem origem no termo nórdico antigo “skío”. Esse povo usava o objeto tanto como meio de transporte quanto de lazer, algo que permanece até os dias de hoje.

Esqui de madeira, com mais de 1,6 mil anos, descoberto na Noruega
5. Pentes

Você pode até pensar que os vikings eram brutamontes sujos, mas essa é uma visão bem errada. Aliás, eles tinham uma higiene pessoal muito mais avançada que outros povos da Europa na época. Tanto que a popularização dos pentes é creditada aos vikings, que não viviam sem o artefato. Além disso, eles tinham pinças, lâminas de barbear e até espátulas de ouvido, para retirar a cera acumulada.

Os vikings eram tão asseados que frequentemente eram enterrados com seus pentes e demais objetos pessoais
6. Novelas
Boa parte do que se sabe sobre os vikings é devido a escrituras islandesas de autores desconhecidos. Apesar de serem um tanto fantasiosas, essas histórias contavam um pouco da vida na era da expansão territorial dos vikings, sendo reconhecidas como as primeiras sagas ou novelas da História. Os relatos misturam realidade e mitologia, fazendo sucesso entre amantes de mundos dominados por deuses.

Trecho de livro com histórias islandesas

PESQUISA NO BLOG